Estudos de Dramaturgia Paraná

O jornalista, dramaturgo e diretor de produção teatral Rogério Viana escreve o blog Estudos de Dramaturgia Paraná, um importante espaço para divulgação do que tá acontecendo na cena da capital. Antes de criar o Cénico, procurei bons exemplos de blogs de teatro aqui do Paraná, e o Estudos de Dramaturgia foi um dos primeiros que encontrei, o qual acompanho diariamente.

Foi nesse espaço de interação também que tive acesso aos textos do Rogério Viana. Dono de um repertório de 16 textos – sendo 2 traduções – dos quais disponibilizo “Triste Inventário de Perdas” e “Entrevista com o devorador de ratos”.

Triste Inventário de Perdas:

Antes, uma explicação: o texto é formado por 12 quadros, 12 histórias, ou 12 lembranças, ou 12 episódios. Os três personagens – todos são Ernesto – participam dos quadros, das histórias, das lembranças ou dos episódios, muitas vezes não como eles mesmos – o Ernesto mais jovem, o Ernesto de meia idade e o Ernesto mais velho, na fase final de sua vida. O texto poderá ser lido – primeiramente – como simples quadros, como simples histórias, como simples lembranças ou simples episódios que podem ou não ter um caráter dramatúrgico, mas, são, sobretudo, narratúrgicos, pois unem-se na dramaturgia e na narração do que é revelado.

Entrevista com o devorador de ratos:

O texto “Entrevista com o devorador de ratos” foi um desafio para mim. Pois o que parecia ser uma mera entrevista, acabou revelando algo mais que o embate de duas personalidades tão diferentes e tão próximas. Diferentes por serem um homem mais velho, autor consagrado, e uma mulher, jovem, pesquisadora em busca de descobertas e de mistérios que sempre a atraíram. O que os aproxima é a linguagem aberta, desenfreada, com um tom para o exagero e a busca da verdade. Um embate que começa como se fosse um jogo de cabra cega, uma disputa de gato e rato, mas que, no final, mostra-se surpreendente pela crueza dos seus diálogos e o desafio de cada monólogo dos personagens com suas provocações e revelações surpreendentes.

Personagens: Um homem com cerca de 60 anos e uma mulher, jovem, na faixa dos 25 anos.

Rogério será um dos próximos entrevistados do Cénico. Em breve conheceremos um pouco mais desse blogueiro, jornalista e autor curitibano.

Para quem quer conhecer, vale a pena: http://estudosdedramaturgia-parana.blogspot.com/

Anúncios

3 respostas para “Estudos de Dramaturgia Paraná

  • Rogério Viana

    Gustavo, bem legal essa publicação feita no seu blog. As pessoas poderão ler os textos diretamente nele. Gostei. Ficou bem interessante o uso da ferramenta SCRIBD. Apenas uma correção. Não sou diretor. Sou jornalista, autor e diretor de PRODUÇÃO TEATRAL. Não sou diretor de teatro, ok?

    Vamos conversar sobre a possibilidade de organizarmos, aí em Maringá, quem sabe em cidades vizinhas, uma série de leituras de textos teatrais com atores e atrizes da região e com a direção de diretores locais. Há muitos textos que poderão ser lidos, textos de autores inéditos. Poderemos fazer dentro do formato que eu fiz aqui em Curitiba, na Casa Hoffmann, com a série SARAUS TARDES DE DIONÍSIO. Pense nessa possibilidade e faça contato.

  • André Fabrício

    Quero participar da brincadeira das Leituras.

    Mais um vez (e sem querer ser chato) acho importante aparecer gente nova no cenário artístico Maringaense. Conheço gente talentosíssima aqui e que não tem o básico: oportunidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: