O mercador de Veneza, em janeiro

Mais uma do Viva Maringá e D+, escrita pelo Massali. A montagem, dirigida por Pedro Ochôa e produzida pela equipe do Ben Hur, parece estar bem afinada para estartar os palcos maringaenses em 2011, e o Cénico estará por perto.

Shakespeare está com data marcada em Maringá. A montagem maringaense de “O Mercador de Veneza” terá sua pré-estreia no dia 21 de janeiro na Oficina de Teatro da UEM. A peça ficará em cartaz numa temporada que vai até 6 de março. A perspectiva é que, depois, o espetáculo faça um circuito regional, estadual e estreie em São Paulo no mês de maio.

A adaptação do clássico escrito por William Shakespeare é uma superprodução teatral local, apesar de fazer sua pré-estreia e toda a temporada local em um teatro de médio porte. A Oficina de Teatro da UEM tem capacidade para 170 lugares.

A peça terá em seu elenco 16 atores e cinco figurantes. Parte da trilha sonora foi composta especialmente para a peça pelo maestro, compositor e professor da UEM, Rael Toffolo. O elenco traz atores dos grupos Circo Teatro Sem Lona, Teatro Universitário de Maringá (TUM) e da Cia. Palco, como Matheus Moscheta, Valéria Bonifácio e Murilo Lazarin. A direção é de Pedro Ochoa e a produção de Ben-Hur Prado, que também atua na peça.

Adaptação

Prado conta que a adaptação de “O Mercador de Veneza” teve como base principal o texto original em inglês escrito por Shakespeare entre 1594 e 1597, em um trabalho coletivo. “A partir desse original fizemos a adaptação e vários cortes no texto. Se montássemos o original seria uma peça com mais de três horas de duração, o que é muito longo para uma peça atualmente”, diz Prado.

O texto original, lembra Prado, era muito calcado na palavra. No período de Shakespeare, essa característica era popular, mas hoje soa perigosamente erudito demais e chega a afugentar parte da plateia. “Quisemos fugir dessa pretensa erudição e aproximar Shakespeare do entendimento contemporâneo. Deixá-lo com uma linguagem mais contemporânea”, diz.

Continua aqui.

Anúncios

Uma resposta para “O mercador de Veneza, em janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: