A ministra Anna de Hollanda

Na disputa de lobbys, o apoio de Chico Buarque à candidatura de Dilma venceu a tentativa de Juca Ferreira em ficar à frente do MinC. Abaixo, segue bom texto da equipe de agências da Gazeta do Povo.

A escolhida pela presidente Dilma Rousseff para comandar a pasta da Cultura, além de cantora e atriz, foi coordenadora de Música da Funarte e, nos últimos três anos, a vice-diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro.

O lobby do atual ministro da Cultura, Juca Ferreira, para continuar no cargo acabou não rendendo resultado. A presidente eleita, Dilma Rousseff, optou pelo nome da cantora e atriz Ana de Hollanda, irmã do compositor Chico Buarque, para comandar a pasta, que tem um orçamento global de R$ 2,3 bilhões, conforme dotação deste ano. Com a escolha, prevaleceu a ideia de Dilma de ter uma mulher à frente do cargo. O nome da artista, ex-diretora de Música da Funarte, foi sugerido pelo PT do Rio de Janeiro.

Recebida com desalento no Ministério da Cultura, que ainda contava com a possibilidade de permanência de Ferreira, a indicação da cantora Ana de Hollanda teve, de maneira geral, boa acolhida no meio cultural. “Foi uma escolha feliz e oportuna”, diz o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, liderança na articulação política do setor de cinema. “Ela tem uma compreensão moderna da cultura e não faz parte de jogos de cartas marcadas.” Mesmo quem aderiu ao movimento “Fica Juca” considerou boa a opção. “O que não queríamos é uma indicação política, que colocasse no ministério alguém sem ligação com o setor”, diz Pena Schmidt, diretor do Auditório Ibirapuera.

Continue lendo aqui.

Há alguns dias, antes de ser declarada a decisão de Dilma, postei aqui um texto da Revista Cult sobre Juca Ferreira, o atual coordenador da pasta. Pra quem não viu, vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: