TUM apresenta Helena, de Machado de Assis

Texto de Erick Gimenes e Clóvis Augusto Melo, publicado no Viva Maringá em 31/10.

Com roteiro feito por alunos da Oficina de Teatro da UEM, o espetáculo “Helena”, do grupo Teatro Universitário de Maringá (TUM).

A apresentação conta com 14 atores, muitos deles angariados na comunidade, e, antes, sem experiência alguma. A direção, estreante, é de Mateus Moschetta.

Adaptação do romance de Machado de Assis, a peça deixa o tom de narrativa romanesca original do autor para dar vez ao humor. “É uma comédia baseada em um romance. Temos que deixar a densidade de Machado e trabalhar de uma forma mais cômica”, diz Moschetta.

“Não há como alcançar a profundidade de Machado. Pensei: “Como podemos brincar com esse texto? A única forma que achei foi por meio do metateatro.”

O metateatro que Moschetta defende surge quando quatro narradores ocultos agem como controladores dos personagens que dão as caras no palco – que são dublados e, algumas vezes, até repreendidos pelas vozes que parecem oráculos.

“É um teatro dentro de um teatro. Os personagens em cena não falam, são só controlados pelos quatro narradores que até os repreendem. É um jogo de sincronia que encanta o público”, diz o diretor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: